top of page

Oficina de práticas e metodologias na sala de aula

  • Carla Tamires
  • 12 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

oficina.jpg

Fotos tiradas por Andrecksa Sampaio

Na reunião de hoje nós tivemos uma oficina de capacitação de práticas e metodologias na sala de aula com a professora Poliana Machado. Uma experiência riquíssima que nos proporcionou um intenso debate sobre o papel dos professores de Geografia e as diferentes metodologias que podem ser utilizadas em suas aulas.

No começo da oficina Poliana apresentou um vídeo chamado “As cores das flores” (video a baixo) em que uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa, mas mostra também a sua superação ao conseguir e a postura do professor em incentivá-lo a despertar a sua criatividade e trazer a tona a sua percepção e sabedoria.


Ao final do vídeo discutimos sobre a inclusão de alunos com deficiências nas escolas e os desafios para os professores, muitas vezes os professores, não só de Geografia, se deparam com situações como essa e enfrentam grandes dificuldades, dado a sua falta de preparo. E as perguntas que ficam são: será que essa inclusão é real? Será que para haver de fato a inclusão de alunos deficientes nas escolas, essas não deveriam estar preparadas de todas as formas, inclusive com capacitação para professores, interpretes presentes desde o inicio do ano letivo e estrutura física adequada? E nós, futuros docentes, estaremos preparados para essas situações?

Discutimos durante a oficina também o por quê de se ensinar Geografia hoje, e as várias formas de ensinar essa disciplina aos alunos aproximando-a da realidade deles. Há dentro dos conteúdos de Geografia diversas temáticas que podem ser relacionadas aos lugares de vivências dos alunos, a situações mais próximas deles, e utilizá-las pode ser o caminho para se chegar a uma discussão maior. É por exemplo o que chamamos de local-global, quando propomos discutir o significado a interação e os impactos de alguma coisa na nossa cidade, no nosso bairro, relacionando-o com um problema que existe no mundo todo.

Poliana nos apresentou diversas maneiras diferentes de trabalhar conteúdos de Geografia, utilizando músicas, poemas, charges, imagens e revista em quadrinhos. Sempre lembrando que para utilizarmos essas técnicas precisamos saber, saber o conteúdo, saber o contexto da escola, dos alunos, e, sobretudo ver sentido em cada proposta.

A oficina nos possibilitou mais que a compreensão de novas metodologias de ensino, nos proporcionou um intenso debate do ensino de Geografia na atualidade e de como o professor pode se valer desses recursos metodológicos para envolver cada vez mais os alunos com o conteúdo.



 
 
 

Comments


© 2015 PIBID DE GEOGRAFIA UESB. Orgulhosamente criado por grupo CEAP.

bottom of page