Pesquisa etnográfica: conhecendo a estrutura física da escola.
- Carla Tamires
- 14 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Fotos tiradas por Fernando Filho
Hoje na escola começamos a conhecer sua estrutura física, fomos apresentados por Adriana a cada espaço do colégio a fim de que conheçamos a sua funcionalidade.
O CEAP é um colégio relativamente pequeno, conta somente com 10 salas de aula, uma sala de leitura que também é sala de reunião, a sala dos professores, a diretoria, uma cozinha bem equipada, secretária que fica logo na entrada, um pátio com cobertura e uma quadra de esportes.
O que nos chamou atenção foi a limpeza da escola, além disso, em todos os ambientes há uma decoração utilizando boas mensagens, o que deixando implícito os valores da escola, há também vários objetos produzidos pelos próprios alunos em projetos de artes espalhados pela escola, Adriana nos contou que é uma forma de valorizar e incentivar os alunos, além de fazer com que eles se sintam acolhidos e cuidados.
A escola não conta com laboratórios e a sala de informática na maioria das vezes fica fechada por falta de um monitor responsável. Mas, conta com um sistema de rádio que é cuidada pelos próprios alunos, o que nos mostra que há na escola alunos realmente participativos.
Conhecer os espaços da escola é uma das etapas da pesquisa etnográfica que realizamos nas escolas parceiras. A etnografia é uma forma de nós enquanto pesquisadores conhecermos o ambiente escolar em que estamos inseridos, observando e relatando cada parte desse espaço assim como a dinâmica das pessoas que o compõe.
Acabamos a tarde conhecendo mais a escola e consequentemente nos sentindo mais á vontade nesse ambiente. A pesquisa etnográfica nos possibilita isso, ir gradualmente conhecendo cada parte da escola, suas funcionalidades e sua dinâmica. Conhecer também os seus agentes e como eles vivenciam esse ambiente escolar, até que nada nos seja estranho, ao ponto de entendermos que agora somos parte de tudo isso.
Bình luận