top of page

Aula de campo na feira do Alto Maron: valores humanos e sustentabilidade

  • Carla Tamires
  • 13 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

downloads1.jpg

Hoje nós participamos da aula de campo com alunos, e foi uma experiência muito enriquecedora, acredito que em forma de conhecimento do próprio tema, do contato com os alunos e até da oportunidade de aprender como funciona a organização de um projeto desses dentro da escola.

A atividade aconteceu pela manhã, nós fomos para o colégio e de lá seguimos para a feira com os alunos. Foi uma atividade extremamente organizada, todos os alunos estavam com crachás identificados, cada grupo tinha uma cor e estava sobre orientação de algum professor ou de bolsista. Todos os grupos receberam um material com questões para serem feitas a feirante e fregueses, e alguns pontos que eles deveriam ficar tentos como o próprio desperdício de alimentos.

Participar dessa aula de campo proporcionou um contato muito grande com os alunos, o que por si só já é muito importante para o desenvolvimento do PIBID no CEAP, mas também nos deu a oportunidade de conhecer mais sobre o tema. Durante todo o tempo que passamos na feira com os alunos, nós tivemos a oportunidade de aprender com a pesquisa deles, as entrevistas que eles faziam com os feirantes perguntando de onde vinham os alimentos que eles vendiam, como era feita a limpeza da feira, qual era o destino dos alimentos que sobravam no final, quais eram os produtos que eram vendidos ali, a distinção entre os produtos orgânicos e inorgânicos e a própria percepção de como se da a organização da feira, sua importância para o bairro e a visão de quem frequenta e de quem trabalha no lugar.

Os alunos fizeram gravações em vídeo para o PROVE e registros em fotos para o EPA, na próxima terça-feira eles vão se reunir com os professores para discutir a atividade e mostrar as pesquisas e o material produzido. Depois eles vão montar painéis com as fotografias e vídeos com as entrevistas e filmagens feitas, que serão apresentadas na oficina de encerramento do projeto que está prevista para Julho. Nossa intenção é participar de todos os momentos do projeto, e poder ajudar os alunos na compreensão dessa temática que eu acredito ser bem interessante, dado os índices de desperdício de alimentos no Brasil, não somente nas feiras, e despertar neles esse olhar sob os impactos ambientais e sociais desse desperdício, que começa na própria cadeia produtiva com o uso de grande quantidade de água e utilização do solo para a produção desses alimentos, que muitas vezes ao final da feira o que sobra tem como destino o lixo enquanto que no mundo há milhares de pessoas passando fome. E se os alunos entenderem que a redução desses impactos pode partir de uma ação coletiva na feira do próprio bairro deles acredito que teremos estudantes, mas também cidadãos preocupados desde agora com essas questões.




 
 
 

Comentarios


© 2015 PIBID DE GEOGRAFIA UESB. Orgulhosamente criado por grupo CEAP.

bottom of page